Passaporte válido para o Fundo do Poço

Sabe o que eu amo da quarentena? Ela é um aval para a saúde mental fodida. Ela é uma permissão universal para o surto psicológico. Torna-se absolutamente compreensível e normal que qualquer pessoa tenha a saúde mental prejudicada, tenha uma ansiedade fora do controle, se sinta mal e deprimida. NINGUÉM vai te julgar, porque também estará tão zuado quanto. Todos fazem parte da mesma tribo. Todos passam a compreender o surto. E eu me sinto uma rainha. Porque conheço todos esses processos de perto, e há muitos anos. Bem-vindos todos e todas à minha vida normal! Num passe de mágica, torna-se perdoável, compreensível e aceitável você estar mal a ponto de não conseguir fazer nada. E, agora que estou mal de verdade, a desculpa da quarentena torna tudo mais crível, mais sério, mais palpável para os demais. As crises de ansiedade, a depressão, todas elas ganham um ar de respeito e aquiescência. Sem a quarentena, sem a crise econômica e política, sem as pessoas completamente desestabilizadas e incertas do futuro, eu era apenas uma aberração ingrata, caprichosa, fresca, preguiçosa, hiperexigente. Agora, todos sofrem tanto ou mais do que eu, e me sinto, com sinceridade, vingada. Parece que só agora meus sintomas têm visibilidade e respeito. Parece que recebi uma permissão social para ser emocionalmente fodida.

Comments

Popular Posts